terça-feira, 22 de julho de 2014

O Jovem Michael - Fotos de Jim Britt

Michael Jackson - galeria juventude


O fotógrafo Jim Britt havia acabado de assumir o cargo de diretor de arte da icônica gravadora Motown em 1972, quando começou a clicar o jovem Michael Jackson e seus irmãos. "Eu tinha um ótimo relacionamento com Michael desde o início," conta Britt. "Ele era um bom garoto. Muitas pessoas tentam arrancar de mim que ele vivia uma infância infeliz, mas isso é impossível no mundo em que eu conheci." Jim tirou milhares de fotos de Jackson ao longo da década de 1970 e, no aniversário de cinco anos da morte do Rei do Pop, a Rolling Stone EUA pediu ao fotógrafo para que contasse um pouco sobre os cliques mais marcantes. 

Michael Jackson - galeria juventude

Garoto no piano 


"Este é o Michael na sala de música da sua família," diz Britt. "Foi em uma das cabanas ao redor de sua propriedade em Los Angeles. Nesta sala, havia bateria, guitarra e teclado. Ele não estava tocando uma música específica, mas dedilhava o teclado no momento do clique. Não planejamos nada, até mesmo as roupas de Michael está usando foram escolhidas por ele."

Michael Jackson - galeria juventude

Olhando pela janela 


"Esta é a casa dos Jackson em Encino, na Califórnia. Eles tinham um coreto lá. Eu tirei uma série de fotos com os garotos atrás do vidro desta janela. As imagens foram usadas para a capa e encarte do álbum dos Jackson 5Lookin' Through the Windows, lançado em 1972. Michael pegou a flor por conta própria. Novamente: ele parecia ser uma criança normal! Eu me lembro dele jogando basquete com seus irmãos, eles faziam muito isso." 

Michael Jackson - galeria juventude

"The Dog Is Mine" 


"Ocasionalmente eu usava uma lente que dava um brilho especial para as fotos. Este é Michael e seu adorado cão. É uma cena muito simples e bonita. Não tínhamos um conceito. Algumas pessoas me perguntam: 'bem, qual o seu conceito neste trabalho? ', eu apenas dou risada. Estava fotografando uma pessoa para capturar o brilho dela. Todas as pessoas têm o seu próprio brilho e era isso o que eu estava procurando em Michael."

Michael Jackson - galeria juventude

Faça uma pose! 


"Esta foi tirada em um parque em Beverly Hills, o ano era 1973. Michael estava fazendo um movimento de karatê. Eu andava pela rua com um tripé e uma lente de 180 milímetros e com esse equipamento consegui desfocar o plano de fundo. Era um ambiente aberto, que dispunha de grande exposição solar e sombras muito bonitas. Essa fotografia nunca foi usada para nada." 

Michael Jackson - galeria juventude

O céu azul 


"Esta foi tirada no telhado do meu estúdio. Tivemos que subir uma pequena escada para chegar no topo. Foi uma aventura. Eu sabia como era a luz lá em cima e queria clicar o céu azul e limpo. Você pode ver uma árvore lá atrás, mas ela está fora de foco. Isso foi em 1975. Estávamos fotografando para o álbumForever, Michael

Michael Jackson - galeria juventude

Um típico adolescente norte-americano 


"Este é o Pink, um carrinho de cachorro-quente muito famoso em Los Angeles, que ficava a apenas um quarteirão do meu estúdio em La Brea, na Califórnia. Eu o levei lá depois da sessão de fotos no telhado do meu estúdio porque queria clicar o Michael fazendo coisas que um adolescente normal faria. Na imagem, ele segura uma coca-cola e um sanduíche enquanto fala com a namorada dele da época. Foi um dia em que fizemos coisas que todo jovem faz, como comer um cachorro-quente."

Michael Jackson - galeria juventude

Estrela brilhante 


"Nós fizemos um ensaio em um parque de Beverly Hills. Essa foto também era para o álbum Forever, Michael, de 1975. Eu escolhi o lugar pensando apenas na luz. Na ocasião, estava usando um filtro de estrela na câmera, que resultou no brilho que pode ser visto na imagem. Não tive nenhum assistente naquela época. Éramos apenas eu, Michael e o motorista da família. Foi tudo muito simples."

Michael Jackson - galeria juventude

Voltando pra casa 


"Este é mais um clique na casa da família Jackson em Encino, na Califórnia. Na verdade, a foto acabou sendo usada contracapa do disco Ben, lançado em 1975. A casa deles era bem simples, não tinha nenhum tipo de ostentação. Era apenas o lar de uma família formada por pessoas que estavam ganhando um monte de dinheiro. Não havia nada que pudesse deixar alguém boquiaberto.

Michael Jackson - galeria juventude

O pequeno fã de Chaplin 


"Esta é a sala de desenho na casa da família Jackson. Estava cheia de pinturas e esculturas feitas por Michael. Tivemos uma conversa agradável enquanto ele me mostrava as coisas dele. O desenho na foto é de Charlie Chaplin. O Rei do Pop era um grande fã de Chaplin e gostava de usar roupas parecidas com as do astro o tempo tempo."

Michael Jackson - galeria juventude

Em primeiro plano 


"Eu estava colocando uma lente grande-angular na minha câmera quando tirei essa foto. Isto fez com que a câmera ficasse enorme. Então, Michael veio e me perguntou: 'o que esta lente faz?'. Eu expliquei o que é uma grande-angular. Eu estava de joelhos para mudar o equipamento e isso fez com que ficássemos na mesma altura na hora do clique. Na imagem, é possível ver os irmãos do cantor em segundo plano." 

Michael Jackson - galeria juventude

O primeiro Moonwalk 


"Estávamos em um parque em Beverly Hills que tinha esta lagoa dividida em quatro seções. Havia uma pequena parede dividindo duas destas seções e Michael caminhou até lá. Então, ele começou a dançar. Este é realmente um dos precursores do moonwalk".

Michael Jackson - galeria juventude

Irmãos reunidos 


"Minhas primeiras sessões de fotos com Michael aconteceram em conjunto com todos os irmãos dele e, posteriormente, fotografei Michael e Jermaine separadamente - porque eles fizeram álbuns solo. Geralmente eu clicava as imagens para as capas dos discos coloridas e, depois, costumava fazer algumas imagens em preto e branco para campanhas publicitarias. Não sei para onde todos estão olhando nessa foto. Provavelmente eu disse para continuarem porque a luz estava ótima."

Michael Jackson - galeria juventude

"Wanna Be Ridin' Somethin'" 


"Eu estava na casa da família Jackson e vi Michael andando de bicicleta. Eu disse, 'ei, vamos fazer algumas fotos assim.' Essa também foi para o encarte de Ben. Eu nunca mais vi o Michael depois de 1975. Fiquei realmente surpreso com o fato do olhar dele ter mudado tanto ao longo dos anos. QuandoThe Wall foi lançado, Michael ainda se parecia com o jovem que conheci. Mas a maneira como os olhos dele mudaram depois disso me deixou realmente espantando, uma grande surpresa." 

Fonte: Rolling Stone

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...