domingo, 30 de outubro de 2011

Rodney Jerkins relembra como foi trabalhar com Michael no Álbum Invicible


Linda Hobbs fala com produtor Rodney Jerkins sobre ser co-produtor no último álbum de estúdio de Michael Jackson.

Sobre 25 anos atrás, Rodney Jerkins colocou em sua mente um objetivo: trabalhar com o rei do pop.

O desejo do super-produtor, que já trabalhou com Whitney Houston e Beyonce entre outros, se tornou realidade por volta de 1993, quando Teddy Riley ligou para Jerkins com seu herói tímido (MJ). Jerkins foi convidado para produzir o álbum de Michael, o primeiro no novo milênio. Os dois logo começaram a trabalhar no que se tornou uma séria tentativa de Michael de recapturar elogios por sua música.

Aos 19 anos de idade, à Jerkins foi dada a tarefa de produzir a maior parte do álbum de estúdio do Michael, Invincible.

O álbum vendeu 13 milhões de cópias no mundo todo, o álbum foi escolhido pelos críticos como o melhor da década.

Um dia depois do funeral de Jackson, Jerkins deu uma entrevista a VIBE da Califórnia para relembrar sobre o álbum que produziu junto com MJ.

VIBE: Você estava em torno de 19 anos quando começou a trabalhar em Invincible. Vocês se tornaram amigos durante o processo. Como foi a amizade?


Rodney Jerkins: Às vezes, ele vinha a minha casa para jantar, ou eu saía com ele e seus filhos. Você deve construir a confiança em torno de si. Ele dizia-me tempo todo, "Você é um verdadeiro amigo leal." E ele sabia que, quando certas situações surgiram, eu estava alí para apoiá-lo.

Eu nunca vou esquecer, Michael me deixava levar todos os meus amigos e literalmente me deu Neverland Ranch. Ele somente dizia: "Eu tenho que ir para a Alemanha por um mês", e simplesmente ia embora. Eu chamava todo mundo que eu conhecia, e dizia "Yo, festa em Neverland!"

Além disso fazíamos apostas, como quem vencer ganha 100 DVDs. Ele me bateu pela primeira vez e eu o levei para Virgin Mega Store na Times Square e ele saiu como 100 DVDs. Fomos à noite. A primeira vez que fui à loja, ele estava disfarçado. Mas um fã reparou nele e surtou.


Por que levaram tanto tempo para concluir o álbum? Vocês trabalharam nele por três anos!

Tinhamos que parar muitas vezes. Tipo, a gente trablhava por três anos, em seguida, Michael diria algo como: "Eu tenho que ir para a Alemanha por dois meses", ou então ele ia pra Los Angeles, era esse tipo de situação. E eu lembro de um vez que ele disse "Vamos começar do zero ... Acho que podemos superar tudo o que fizemos." Que foi o seu lado perfeccionista. Eu simplesmente dizia:"O trabalho feito por um ano vai virar todo sucata?" Mas ele mostrou o quanto ele conseguia superar.

Você estava bem com isso?


 Sim, eu estava. Você tem que entender, quando eu trabalhava com Michael já havia trabalhado com todos. Eu estava fazendo um monte de dinheiro para ser capaz de trabalhar em apenas uma coisa. E houve um tempo onde ele fez uma pausa, e projeto de Brandy Full Moon apareceu, e eu disse a Michael: "Eu tenho que fazer este álbum." Eu estava trabalhando em dois, exatamente o mesmo tempo, no Hit Factory em Miami. E eu estava literalmente numa correria


Ouvi dizer que você gravou várias outras sessões de estúdio de Invincible. Você acha que vai lança-las ainda?


 Shh! [Risos]. Eu vou apenas dizer Michael me pediu para documentar tudo. E eu fiz. E tenho certeza que um dia ele vai trazer tudo a luz do dia. Eu tenho que ter certeza que tudo será feito da maneira que Michael iria querer vê-lo.


Você alguma vez voltou a assistir o filme? O tempo todo.

Como era Jackson como no estúdio? Tímido?

 Não! Ele era super falante. Ele estava tinha tudo nas mãos. A qualidade do som era tão importante para ele. Ele olhou para tudo sob um microscópio, como: "A freqüência média é demais" - ele era muito técnico. Sempre digo, "Ele é o rei da melodia" ele realmente era focado na melodia.

Vamos ser honestos: você está orgulhoso do resultado de Invincible


Há coisas que eu desejava mas não coloquei no álbum. Meu primeiro lote [de batidas] é o que eu realmente queria que ele fizesse. Eu estava tentando ir num estilo vintage, old school. Um monte de coisas minhas eu apresentei à ele.
Ele continuou "Rock My World". Mas ele queria um som mais futurista. Assim, procuramos em ferros-velhos, e nós fizemos vários sons batendo coisas, para criar o nosso som.

Eu acho que Invicible deveria ser re-lançado. Porque algo aconteceu na gravadora [Sony] que fez eles não promovê-lo, mais nós colocamos o nosso coração e alma nele. Ele tinha cerca de cinco singles no álbum. Mas ouve uma briga de poderes. E ele ficou no meio dessa porcaria.

Um monte de críticos criticaram o álbum por ser tão longo. Foi idéia de Jackson de fazer o álbum realmente neste tempo?


 [Risos] Foi idéia de Michael. Foi muito tempo. Ele não fez essa transição de fazer álbuns mais curtos, e este é o cara ... era literalmente nove músicas em Thriller. Na verdade, tivemos essa conversa em que eu era como, "Você deve fazer 10 músicas e é isso." Você nunca sabe ... talvez ele sentia que seria seu último álbum.


Você ainda ouve o álbum?


Às vezes.  Duas semanas atrás, o ouví

Isso te deixa triste?


 Não totalmente. Estou triste por dentro por que eu perdi um amigo. Ele sempre quis fazer a sua música para tocar as pessoas. E isso é exatamente o que está fazendo agora. Mas foi um período incrível de tempo na minha vida, ser capaz de trabalhar com ele. É uma sensação incrível saber ... Eu o ajudei na sua última produção, no seu último álbum!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...